O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

outros mundos (animais?)

'on voit porquoi borges invoque le philosophe chinois (ts'ui pên) plutôt que leibniz. c'est qu'il voudrait, tout comme maurice leblanc, que dieu fasse passer à l'existence tous les mondes incomposibles à la fois, au lieu d'en choisir un, le meilleur. et sans doute ce serait globalement possible, puisque l'incompossibilité est une relation originale distincte de de l'impossibilité, ou contradiction.

gilles deleuze, le pli

17 comentários:

Holocausto disse...

O que queres dizer com isto? Para que publicas estas coisas?

Maluco disse...

Aaaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!

Tira o prego e chupa no dedo, depressa, antes que venha a sogra e te leve para a esquadra!

Velo disse...

Há de tudo neste blog. A sua cara é o quadro do Bosch que está no fim... Um caos ajardinado e paradisíaco, onde foliam homens, animais e plantas, enxertados uns nos outros. Será isto o V Império?

poeta disse...

eu quero eu vou
eu rezo eu cagou

pensador disse...

eu cito eu mantra
eu excito eu janta

Anónimo disse...

são possíveis, mas não co-possíveis. daí serem diferentes de impossíveis.

Anónimo disse...

como saber se há outros mundos possíveis que não o nosso? impossível.

Anónimo disse...

interessa-nos sobretudo o nosso mundo, porque nos interessa sobretudo a certeza.

Anónimo disse...

interessa-nos sobretudo o real, o que temos a certeza que é real. e mesmo acerca disto não temos a certeza.

Anónimo disse...

o homem guia-se sobretudo pelos sentidos, e estes dizem-nos que o que vemos é real. mesmo quando alucinamos.

Anónimo disse...

qual o guia da experiência? ao contrário do que Hume afirmava, não é o hábito, mas os sentidos, a sensibilidade.

Anónimo disse...

o homem é sobretudo um ser sensorial e só depois racional.

Anónimo disse...

de resto diz-se que as emoções são cronologicamente primordiais ao pensamento. naturalmente a percepção, seja de que tipo for, é anterior à emoção. mas antes ou simultaneamente a isto há a consciência do eu e do diferente do eu. do eu e do meio.

Anónimo disse...

fisicamente a grande diferença entre humanos e não humanos é o neocortex.

Anónimo disse...

e no entanto partilhamos com os répteis a amígdala, julga-se que responsável pelas emoções.

Anónimo disse...

o homem é um ser hemorroidal lol

baal disse...

não são incompativeis, é só colocar a não existência de tempo e que tudo é presente.