O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Da pátria como o estar bem

"Não estás na tua pátria? Qualquer parte em que estejas bem é pátria tua: porque o passar bem não está no lugar, está no homem" - São Martinho de Braga (Dume), Liber de Moribus (Livro dos Costumes), 3.

54 comentários:

Anaedera disse...

Estou na minha pátria, e passadas três décadas ainda me sinto vezes demais um ET.
Obrigada mais uma vez pela coragem de publicar palavras tão sábias e uteis, num mundo pelos vistos tão indigente.

Dhammapada I,1 disse...

Todos os fenómenos da existência têm a mente como o seu supremo líder, e da mente eles são feitos. Se com uma mente impura alguém fala ou age, o sofrimento persegue-o da mesma maneira como a roda segue o casco do boi.

Dhammapada I,2 disse...

Todos os fenómenos da existência têm a mente como o seu supremo líder, e da mente eles são feitos. Se com uma mente pura alguém fala ou ag, a felicidade persegue-o como uma sombra que nunca o deixa.

da pátria disse...

"A minha pátria é a vacuidade."

Anónimo disse...

A minha pátria é a minha memória

Anónimo disse...

A minha pátria é a minha respiração

Anónimo disse...

Desconheço a minha pátria

Anónimo disse...

A minha pátria é a solidão

Anónimo disse...

A minha pátria é a perda e o abandono e a morte viva

Anónimo disse...

A minha pátria é o caos, a instabilidade e a impulsividade. A minha pátria sou eu. Eu não sou eu senão a minha respiração.

Anónimo disse...

A minha pátria é o mundo, o mundo é a existência.

A minha pátria é Deus, Deus é o primeiro e o único.

O único é múltiplo, diferenciado.

A minha pátria são as minhas consciências.

Jo 1,5 disse...

A verdadeira luz resplandece nas trevas, mesmo que não nos apercebamos dela.

Anónimo disse...

A minha pátria é começa no meu pai e termina em Deus.

Caminho sem caminho, porque tudo é Deus.

Deus é simples porque é um e complexo porque é diferenciado.

A minha pátria é o que não sou. O outro.

A minha pátria é tudo o que está longe.

Onde não estou, "algo que sinto mas que nunca verei".

Anónimo disse...

A luz resplandece nas trevas e aniquila as trevas em momentos de dor. Em momentos de alegria, a treva resplandece na luz, treva ténue, latente, (in)circunstancial.

(n)patriótico disse...

Respiração, caos, solidão, impulsividade, mente, luz, vacuidade, deus, buda, cristo, ETs... Tudo isto não passam de máscaras que "(des)protegem" a pátria. Quem és tu? Eu sou aquele que é...

Anónimo disse...

A minha pátria é essa luz, latente, força que tudo destrói, para reconstruir - renascimento - em momentos de dor. A minha pátria é essa força. Mas a minha pátria é também o medo. A minha pátria é tudo o que penso digo e falo. És tu que toco. É tudo. Até o que é estranho. A minha pátria é a adaptabilidade. Morfose. Transmutação.

Anónimo disse...

A pátria é insondável. Nirguna.

Anónimo disse...

Pátria: terra onde quero morrer.

pátria oca disse...

O que nasce de condições é não nascido, pois é desprovido de origem intrínseca.
O que depende de condições é chamado vazio.
Aquele que conhece esta vacuidade fica em paz.

Anónimo disse...

A minha pátria é a não-pátria. a própria pátria é uma imagem. Nada existe: não existe coisa alguma. Errado, existe uma. Uma, com diferenciações. Deus, morfose pura. A minha pátria é a minha identidade. Não quem sou, mas o que sou. "Estar bem" - a minha pátria é o meu fim? Navalha de Ockham + epoche: tudo fica em suspenso - cepticismo: a minha pátria é insondável. A verdadeira natureza das coisas - a pátria - é insondável. A realidade última é insondável. Tudo é insondável no seu imo e a minha pátria é numémica, imo-némica. Os fenómenos são aparições. A realidade última é aparente? então a mi.. pátria é a aparência. Agora escolha: este mundo ou o outro. A minha pátria é um destes dois. A minha pátria é a vida e a morte e a transmutação e a incompreensibilidade que tenho em relação ao mundo. "O show dos marretas".

(trans) patriatar o duo disse...

A minha pátria são os comentários conspurcados dos anónimos pois nela não há distinção entre o feio e o belo, entre o corpo imundo e a alma luminosa, entre o aroma de alfazema e a merda do esgoto.

Anónimo disse...

essa vacuidade: somos pó. "Dust in the wind"

Anónimo disse...

Sem corpo não há mundo. Como pode o mundo vir do imundo? Pois o corpo medeia o eu e o mundo.

Anónimo disse...

A minha pátria é o recatamento de mim. O recatamento de mim é a ascensão cósmica - pelo espaço e tempo infinitos, a participação na eternidade. A minha pátria é a dialéctica.

Anónimo disse...

A minha pátria é algo que existe em função da minha não-pátria.

da pátria disse...

O pleno gozo experimentado pelo homem e a mulher, que lhes dá a sensação de serem senhores de tudo, dotados com a total liberdade, é um puro estado de Bodhisattva.

Anónimo disse...

É a confusão mental, a libertação e o sono sem sonhos. E os sonhos também. A minha pátria é a totalidade da minha experiência, para o bem e para o mal.

Anónimo disse...

Desconheço a minha pátria. "I know I don't belong". "Algo que sentes mas que nunca verás". A minha maior certeza é o desconhecimento. De tudo ser crença injustificada. Tudo o que ultrapassa a experiência. E mesmo esta é perpassada pela injustificação, incerteza.

Anónimo disse...

A minha pátria é a verdade. A verdade é o que é desde sempre e para sempre. A minha pátria é tudo. butterfly effect.

pátria (N) disse...

«A forma é o vazio, o vazio é a forma. o vazio nada é senão a forma, a forma nada é senão o vazio. Do mesmo modo, as sensações, as percepções, as formações mentais e a consciência são vazias. Assim, Shariputra, todos os fenómeno são vacuidade. Não têm características, não têm origem, nem fim; não são puros nem impuros. Não são perfeitos nem imperfeitos.»

Anónimo disse...

A minha pátria é um instante de solidão divina numa praia deserta, onde corre uma brisa fresca.

A minha pátria sempre foi, é e será o que está longe. E nunca lá chegarei porque o longe está sempre longe - não é um lugar.

A minha pátria são os meus estados mentais e corporais.

São Paulo disse...

Para os puros, todas as coisas são puras.

Anónimo disse...

A vacuidade está para lá dos fenómenos - é o Tao. Só não entendo como pode vir tudo do vazio, zero, nada.

longe e perto disse...

O longe é perto e o perto é longe.

Anónimo disse...

Donde surgem os pensamentos e as emoções?

Anónimo disse...

A pureza é uma ténue memória que existe em função da não-pureza pessoal.

Anónimo disse...

não faço a mínima ideia de onde surgem. as emoções parecem ser uma resposta ao real, fenómenos. os pensamentos por vezes surgem espontaneamente como que do nada. mas algo acontece para que surjam. em ultimidade temos de parar no não-acontecer p n regredirmos ao infinito.

Anónimo disse...

O longe é perto e o perto é longe.

Anónimo disse...

O longe é perto e o perto é longe.

Anónimo disse...

todos são igualmente puros e escuros e luminosos no imo.

diferentes mas o mesmo.

Anónimo disse...

a humana pátria é a conjectura ou a abstenção de conjecturar.

Anónimo disse...

puro é aquele que se sabe impuro.

Anónimo disse...

sabendo-me impuro aspiro a um ideal maior. sei que há. a perfeição existe como imaginação em função da não-perfeição. será a imaginação um órgão/capacidade do conhecimento, como a sensibilidade e supostamente a abstracção? Existem objectos da imaginação? Será a pátria um ob. desse tipo?

Anónimo disse...

descobri. a pátria é a saudade - algo que sentes mas nunca verás. no entanto alimentas essa esperança.

pátria - "quando chego a casa frio e cansado, gosto de me recostar junto à lareira".

samboghakaya disse...

Pátria é Saúde. A Saudade é manifestação da pátria, logo da saúde. Acredito que tudo é imag(i)nação, imagens colorias e sonoras desse Imo que falas, raios luminosos brancos, vermelhos, azuis, amarelos e verdes que são a base aquilo que percepcionamos com os sentidos.

desculpe?? disse...

não é samboghakaya estúpido! é samBHOgakaya!!!!

Anónimo disse...

a saudade é pranto e alegria - pranto pelo que é, alegria pelo que se pensa ser. escuridão e luz. coincidencia opositorum. eternidade - projecção para o antes e o depois. projecção. desejo. ténue memória da luz na escuridão. rubro ciúme que arde no coração. forte. saudade vem de solidão, não sei se tal é o caso de "saúde". infelizmente a nossa pátria não é a saúde, tanta é a doença. a pátria é ou a verdade ou a imaginação. Se tudo é imaginação? Imaginei-me, por isso nasci. Vida: sonho vívido. "Eu sou aquele que sou", pátria "aquilo que é". O que é, o que há? Tudo.

saúde enferma disse...

A doença é auto-irradiação da saúde. A doença é a saúde e a saúde é a doença. Ha que aprender a ver os raios de saúde que dão aparência à doença.

Anónimo disse...

que estupidez. dizer-se que saúde = doença é confundir tudo. dor = prazer?!

Anónimo disse...

a minha pátria são as mulheres de sal e de cristal, estão sempre a quebrar-se e desvanecer.

João de Castro Nunes disse...

O abantesma da matriz de Góis

Num quinhentista medalhão do tecto
por Luís da Silveira encomendado
a Diogo de Castilho, o arquitecto
daqueles tempos mais solicitado,

figura decepada uma cabeça
hirsuta, feia, trágica e horrenda
constituindo uma excelente peça
com nome epigrafado na legenda.

É o bíblico Holofernes, o feroz
perseguidor do povo da Judeia
a quem Judite deu um fim atroz.

Dada a similitude das feições,
quem desconhece… fica com a ideia
de ser o Holofernes de Midões!

João de Castro Nunes disse...

Raça


Seja o que for que esta palavra diga
e tanta gente incomodar parece,
não me deixo levar nessa cantiga
porquanto nem me aquenta ou arrefece.

O que é verdade é que ela é muito antiga
e facilmente não desaparece;
por mim, por mais que alguém me contradiga,
sobre ela digo quanto me apetece.

Se alguém não quer ter raça, é lá com ele,
seja qual for a cor da sua pele
e a forma corporal de que disponha.

No que me diz respeito, continuo
a proclamar a raça que possuo,
sem de ser português… eu ter vergonha!

Pedrito de Portugal disse...

Acabem antes com os maricas fascistas do lobby verde, os toureiros não defendem nenhuma ditadura moral.
A dupla da Gitane com a filha é grande música

despreocupado independente e antimaconheiro disse...

é preciso ser todo fudido da mente pra um só fazer estes comentarios todos