O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lamentação

A sombra cai sobre o mundo e as cidades caem em ruína.
Sinto o fim próximo, a doença a chegar, consumindo-nos.
Já não há alegria, nem cantos de louvor, nem felicidade.

Nesta casa habita o pranto e sobre ela cai um torpor de morte.
A esperança deu lugar à sonolência, estamos febris.
Sinto o fim próximo e por ele me deixo levar, abatido.

O meu corpo desfalece e a minha alma está zonza.
Sinto um cansaço de morte e a entrada numa grande escuridão.
Só Tu me restas, por um fio, mas como é bom estar contigo.

Sou um estrangeiro neste mundo, sem pátria nem ligações.
Sem língua, sem bandeira, o tempo desapareceu em mim.
Não cheguei a conhecer a minha mátria.

Adoeço sozinho, ardo por dentro, o meu corpo consome-se.
A minha alma já nada deseja que não a paz.
O meu coração ferido de morte verte lágrimas de fogo.

Cospem na minha sepultura e desejam-me mal, mesmo em Ti;
mas Tu, finalmente, deixaste-me repousar e sair do mundo da dor,
para que em Ti pudesse viver em paz para sempre.

12 comentários:

Serpente disse...

Muito bom, o seu poema. É possível saber a quem é dirigido?

afhahqh disse...

Não é dirigido a ninguém em particular. Não o considero nada de especial, infelizmente. Foi apenas um sentimento que tive e que decidi escrever sobre a forma de Lamentação, ao estilo das Lamentações do Antigo Testamento. Obrigado.

Anónimo disse...

Homem, não te la-mentes. Despe a mente.

baal disse...

sinto a morte a chegar, josé mário branco, poema copiado?

afhahqh disse...

Não conheço o poema de José Mário Branco e essa insinuação é ofensiva para a minha pessoa, baal.

afhahqh disse...

Aliás, baal, é uma total falta de respeito. No entanto, limitas-te a exercer o teu direito à provocação. Confesso que de autores do género conheço apenas relativamente bem a obra de José Afonso e relativamente mal a de Sérgio Godinho. A do J. M. Branco quase desconheço. De resto, são canções muito datadas, o que ouvi, excepto muitas do José Afonso, que são intemporais. Deste, prefiro as intimistas às revolucionárias, exceptuando talvez o "A morte saiu à rua".

baal disse...

era um redondo vocábulo,uma soma agreste longe de mim atacar, 1 de maio.jovem nuno vou-te explicar como era, a pide espancava os filhos junto dos seus para pais para demonstrar a impotência de quem não se vergava ao fascismo.
o josé afonso cantava 'era de noite e levaram quem nesta cama dormia, sua boca amordaçaram com lenços de seda fria', eles eram maus e nojentos e ainda quando vejo um fascista 'skin' apetece-me matá-lo, um dia todos nos encontra-re-mos

olhar rarefeito disse...

era uma vez um gato maltez...

baal disse...

corto maltese

baal disse...

comeram-lhe a lingua e fo(u)i de vez.
vai dar banho ao cão, se estiver a dormir, dá banho ao outro, lembrei-me que se chama comando(a), jaime neves.

Oestrímnia disse...

Lamentemo-nos de sermos tão parciais e malevolentes.

baal disse...

que chatiche, enganei-me, esqueci-me, tropecei, vou bater au vital morrreira