O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Uma mágica e Serpenti.nada Páscoa


Saudades e a Serpente

18 comentários:

Unknown disse...

Oh Saudades, és a Mestra das Fotos...

São Sempre Surpreendentes, ai tantos S's!

E... ainda mais 2,
Um sorriso! :)

Anónimo disse...

Excelente blog. Parabéns. Voltarei.

Anónimo disse...

E de quem é a imagem?

Anónimo disse...

...Com toda a razão, Anónimo... desculpem. Penso tratar-se de imagem de Hagata Belaya... desculpem, estou quase certa...

Uma mágica tarde.

Anónimo disse...

Anita,

As fotos estão lá. Tenho um bom arquivo... mas às vezes esqueço-me - e não é por mal, mas não o devo fazer - de colocar a fonte. Vou tentar melhorar...

Seus sorrisos sempre bem recebidos e retribuídos. Para si, outro.

Unknown disse...

Eu acho que nunca ponho.
Fonte?
Mas se só há Uma...

Unknown disse...

ó Saudades, hoje apegou-se-me de um tal modo esta...

«Roubam-me Deus
Outros o diabo
Quem cantarei

Roubam-me a Pátria
e a humanidade
outros ma roubam
Quem cantarei

Sempre há quem roube
Quem eu deseje
E de mim mesmo
Todos me roubam

Quem cantarei
Quem cantarei

Roubam-me a voz
quando me calo
ou o silêncio
mesmo se falo

Aqui d'El Rei»
Zeca

Anónimo disse...

Saudades, pode-se saber porque pôs fim ao seu blog?

Paulo Borges disse...

Grato, Saudades, e mesmos votos!

Serpentinademos

Anónimo disse...

Anita,

Essa cantiga do Zeca é bastante cantável e entranha-se, de facto.
Mas pense, quem poderá, em boa verdade, roubar-nos algo que nos impeça de cantar?
Há sempre algo ou alguém... olha, outra... "Há sempre alguém que nos diz...Ai, Saudade..."

Um abraço apertado, Anita.

Anónimo disse...

Anónimo,

Não sei como não ser sincera...isso é uma dificuldade acrescida.Ao primeiro impulso, certamente o mais verdadeiro, direi: não sei. Mas isso nem a mim mesma me convence, apesar de se calhar ser a única razão que não chega a ser razão, para acabar com algo que não acabou....
Parece absurdo?! É!
Portanto, não começou ainda o que não acabou. Tem apenas alguns "buracos negros" que absorveram para aí muita informação.

Alguns textos perdi-os definitivamente, outros tenho cópia... Sempre disse que o tal que nem era blog, tinha a função de arquivar os meus escritos. Sou desorganizada e pouco metódica. O Blogger faz a gentileza de me auxiliar...
Como ultimamente escrevo vertiginosamente, guardo vertiginosamente. Um dia terei a minha estante vazia de papéis e a alma cheia de amigos...

Também, Anónimo, como iria explicar-lhe a si, alguém que por ser anónimo, pode ser qualquer um, até eu mesma e não me lembrar... as razões as razões que houve para as razões que não há.

Confesso-lhe ainda uma coisa, que estamos em momento de renovação de pele, chorei tanto quando apaguei o blog que, se eu mesma tivesse morrido, nem por mim choraria tantas lágrimas...

Coisas da minha escrita!...
Com esta confissão (momento de rara beleza) lhe desejo uma boa Páscoa, Anónimo curiosos entre os anónimos

Anónimo disse...

Serpentinademos, sim Paulo, porque para além de ser o modo da vacuidade pascal (sorriso) é também uma forma de dizer que a Serpente sabe nadar.
(risos)

Tudo de bom para si nesta Páscoa.

Unknown disse...

Quanto mais nos 'tiram',
mas em nós nasce o que nos 'tiram'...

Mesmo o Zeca cantou até ao fim...

baal disse...

saudades, a mim disseram-me, 'há sempre alguém que nos diz...tem cuidado'
abraço

baal disse...

maria ana silva, cantou tanto que até cantou, disseram-me e não quis acreditar, uma canção intitulada 'paloma'.
será o poema do ´da cançao do post do josé régio.
ao zeca
obrigado pelo post

Anónimo disse...

baal(zinho),

Há sempre alguém...mas cuidado, só se for com o futuro...

Uma "santa Saudade" para si, também e para a Ana e a todos

baal disse...

um deus de minúsculas, de devir-menor.ok. agora 'zinho'.

baal disse...

saudaes vou citar no teu post, obrigado

'ter o sonho contrário:saber criar um devir-menor.(há alguma probabilidade para a filosofia, ela que constituiu durante bastante tempo um género oficial e de referência? aproveitemos o momento em que a antifilosofia, hoje em dia,quer ser linguagem de poder).'