O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 15 de março de 2009

7

Este poema exigiu 7 folhas de papel.Para escrevê-lo já fumei raivosamente 7 cigarros
e rasguei-o 7 vezes.
7 é um mau número: é o número 13 da minha vida.
Segundo várias aritméticas, não é divisível por 2,
e eu tenho horror a todos os números (e a todas as coisas)
não divisíveis por 2.
Sexta-feira, 7...
Isto hoje não acaba bem...
Vai a chuva ficar chovendo para sempre.
O meu relógio vai continuar disparado,
marcando horas inexistentes.
Ah se os ponteiros andassem para trás!
Ah se ao menos a chuva chovesse para cima
e eu fizesse destes nulos versos
uma folha nocturna e molhada!


Abgar Renault
A outra face da lua (1983)
Obra poética
Record, 1990

6 comentários:

Anónimo disse...

muito bonito!
há uma loja com esse nome, também ela muito bonito, estilo vintage :)

Anónimo disse...

Pode tudo ser outro?

Laura disse...

E eu que gosto tanto de de números primos... mas compreendo a raiva do poeta contra a base multiplicadora da sua angústia.

Liliana Gonçalves disse...

Olá

para a rapariga que roubava os livros

7 é um número que sonoramente me arrepia mais do que o 13, por isso quando os meus olhos encontraram este poema, fiquei absorta a absorver a coincidência.

(não conheço a loja:(

Liliana Gonçalves disse...

interrogativo com esta questão, é para ficar com ? filosófico.

Liliana Gonçalves disse...

Madalena

confesso a minha relação com os números é bem difícil:(

só me dou com palavras ehehehe

mas o mundo é feito de números e palavras, tal como é feito de homens e mulheres, terra e água, razão e emoção, sol e chuva, dia e noite...

:)

bjs