O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Uma folha de erva

fotogafia "Death is not the end" by Paulo A. in www.olhares.com/Dion

Pedes-me um poema.
Ofereço-te uma folha de erva.
Dizes que não chega.
Pedes-me um poema.

Eu digo que esta folha de erva basta.
Vestiu-se de orvalho.
É mais imediata
do que alguma imagem minha.

Dizes que não é um poema.
É uma simples folha de erva e a erva
não é suficientemente boa.
Ofereço-te uma folha de erva.

Estás indignada.
Dizes que é fácil oferecer uma folha de erva.
Que é absurdo.
Qualquer um pode oferecer uma folha de erva.

Pedes-me um poema.
E então escrevo uma tragédia acerca
de como uma folha de erva
se torna cada vez mais difícil de oferecer

e de como quanto mais envelheces
uma folha de erva
se torna mais difícil de aceitar.


Brian Patten
Qual é a minha ou a tua língua?
Cem poemas de amor de outras línguas,
organização - Jorge Sousa Braga,

8 comentários:

guvidu disse...

ainda recentemente ofereci 2 folhas e mais do que um poema...e até hoje não sei se foram mesmo bem aceites e que destino se trilhará...de qq modo, adorei este poema pela msg q encerra!

grata:)
um bj

Liliana Gonçalves disse...

espera,

talvez esse alguém precise um pouco mais de tempo para absorver a dádiva da oferta.

beijo

guvidu disse...

talvez...de uma história q nem exista...tipo do pedro e da sofia :)

bj

Liliana Gonçalves disse...

pois :)

uma vez escrevi uma carta de despedida (foi a única até hoje)

em que escrevi, algo que na altura me escorregou para o papel numa consciência súbita, que ainda hoje me atormenta

"Há destinos que por mais que tentem cruzar-se dificilmente se encontram"

guvidu disse...

...um encontro, em reciprocidade, é a vivência de um poema vivo em q a lágrima e o sorriso, o disparate e bom-senso colidem, coexistem e se complementam...podem fazer-se eternidade, ou ser mera efemeridade.contudo, há a questão da pré-destinação, karma, blá blá -no fundo, uma folha de erva serve para quê? q intuito tem? q lição nos dá? como nos flui?
um bj :)

Laura disse...

Belíssimo poema, pela simplicidade e profundidade. Por mim, quanto mais envelheço, mais folhas de erva desejo. Obrigada pela partilha, Liliana.

Cara frAgMenTUS, uma dádíva é sómente isso, uma dádiva. Desligarmo-nos das nossas dádivas é doloroso. Não quero com isto dizer que tenha sido doloroso para si. É-o para mim. Mas só assim a dádiva é realmente dádiva.

Procuro visualizar as dádivas como pássaros que em nós nascem e libertamos, para que cantem e voem algures.

guvidu disse...

Cara Madalena, agradeço a sua apreciação mas com a Liliana pronuniei apenas um breve "desabafo" a proposito de folhas de erva e poesia ofertada, a proposito do post, mas concordo consigo, não se "cobram" dádivas, pk o são de coração - no entanto, faz sentido pensar sobre elas, ou não?
um sorriso

Laura disse...

Sim, faz, e foi o que o poema me levou a fazer... pensei na minha relação com as dádivas.