O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 18 de novembro de 2008

lá fora... é amanhã*




Um dia fiz-me actriz e representei para o mundo o meu único papel.
Nesse dia, vi voar a minha alma em liberdade;
Nesse dia, eu própria me libertei do mundo.
E que bom foi saber que ainda há tanto para ver!
Ainda há tanto para representar!
Que não cabe num só mundo.
Foi esse o dia em que nasci...
E é esse o dia em que vou partir...
Para longe do mundo
E representar outras coisas.

18 comentários:

Anónimo disse...

Como se pode partir para longe do mundo se não há mundo senão em nós?

Semente disse...

Há várias formas de partir para longe...

:)

Anónimo disse...

Para onde partir, quando se é infinito!? Que longe há, quando se é o longe!?

Semente disse...

Caro interrogativo,
Bem visto!
Obrigada por despertar estas questões.

A beleza é mesmo essa!
Sermos perto e longe, sermos infinito e, no entanto, termos um dia em que o Universo nos concebe e se contorce para sermos e Estarmos.

Partir e ficar, ao mesmo tempo.
Partir de nós mesmo, sabendo que não há , nem somos, outro caminho nem outro mundo.

E, hoje, lá fora... já é hoje*

Ou serei eu, que por ser Sereia*, vejo tudo distorcido? Será por causa da água salgada nos olhos???

:)

Anónimo disse...

A cada instante o universo se contorce para sermos e estarmos: excelente vislumbre!

Tenho de mergulhar os olhos em água salgada!

Grato

Anónimo disse...

Ergo a taça e saúdo-te...
Parabéns, Sereia!

Anónimo disse...

Anuncia-se então um aniversário? Amanhã, Sereia?

Anónimo disse...

Eu acho que é hoje! Hoje mesmo, João...

Confirmas Sereia?

Anónimo disse...

Muitos parabéns!
Um ano repleto de fecundas alegrias e fundas simpatias.Com tanta disponibilidade para a vida, para os seus papéis e para os momentos de autenticidade, mereces que esconda os meus votos nas tuas aspirações, para neles insuflares o vento espiritual com qua vida se vive à "temperatura das estrelas".

Um GRANDE abraço e mil sorrisos. Havemos de cantar também.

Anónimo disse...

Sereia,

Já tinhas aunciado que o teu mês era também o meu mês.
Acho que ainda vou a tempo de levantar o cálice... Ainda há espírito nessa bebida.

Que a vida te sorria sempre. E eu acho que sim, porque tu lhe sorris.

Um grande abraço de parabéns.

Paulo Feitais disse...

Que bom!
Se o Longe em nós se repartir... não precisamos de partir para longe, porque a Lonjura, o sem-distância da Distância, é a maior proximidade, o amanhecer do que somos em verdade.
E deponho aqui duas "grinaldas": a revolta dos meus alunos da prisão, manifestada ontem na aula da minha vida, a mais profunda de todas até hoje, revolta pelo racismo e a discriminação, pelo ostracismo e o encarceramento. Depois de 2 horas muito intensas, quando um deles me disse: "vivi nas barracas e só conheci até hoje bairros sociais", eu respondi-lhe: "de onde pensam que eu venho?". E vi lágrimas naqueles olhos revoltados.
Aceita este presente. E mais um: hoje numa aula de psicologia falámos na morte, a propósito do desabafo duma aluna sobre a morte do pai, quando ela tinha 6 anos, no teste que eu acabara de entregar e que tinha uma questão sobre a eutanásia. Falámos da perda e dos apegos e do podermos amar sem apego, de podermos desejar a felicidade de quem amamos, enfrentando a separação com alegria, quando esta permite a felicidade do outro. Também vi lágrimas e sorrisos. Aceita-os também como presente.
é o que eu tenho hoje para te dar de mais puro.

beijo imenso!

Semente disse...

Agradeço a todos e a cada um...

interrogativo,
agradeço mais uma vez o ponto de vista das perguntas :)


Ivo,
eu é que fico grata!
Mergulhe muito, mergulhe sempre!
Os seus olhos vão agradecer e o Mar, esse, vai sempre abraçar quem nele entrar.


Santa Matilde,
Saúde! A mim, a todos os emplumados e todos os desplumados.
Saúde! Obrigada! E junto a minha à sua, e juntas bebemos desse líquido que dá saúde :)


João,
Aniversário, sim... a dia 19
:)
Confirmo a dica da Santa Matilde ;)


Querida Isabel,
recebi o abraço aqui mesmo, porque ADORO abraços!
E, abraçada, subo ao nível da linha d'água e espreito lá fora as estrelas. Imagino a temperatura a que brilham e penso: devem ter a temperatura dos meus olhos.
Obrigada*


Querida Saudades,
Obrigada pela saúde!
De cálice levantado, brindo ao espírito do universo que levantou voo neste dia e a ti*


Caro Paulo,
aceito essa pureza toda e agradeço a partilha do teu dia.
As lágrimas que me ofereces, posso juntá-las às minhas. Independentemente do que cada uma delas pode significar para quem as derrama, todas elas são fruto de um sentimento. E é isso que me importa.
Obrigada*

Paulo Borges disse...

Sereia, sem atraso, porque a cada instante nascemos, saúdo a sua ex-istência no tempo e a sua in-sistência na eternidade!

Semente disse...

Paulo,

Agradeço sempre as suas palavras.
Enfim, foi o universo que quis que assim fosse e, aqui, me tornei.

Obrigada*

luizaDunas disse...

Só agora vi, Sereia, a Seara, que me chamou para o texto. Adoro passear as mãos pelas espigas do campo. Olha(i) as Espigas do Campo...

Hoje e Amanhã, Chegar e Partir, é como o grão da espiga, cai na terra lavrada para morrer e nascer-se. Liberta-se para frutificar.

Saúde!

rmf disse...

Era digno e esclarecedor sentir este sublime libertar, num palco e eu como espectador. Dizer-se tudo e voltar costas à plateia com a certeza de que muitos iriam atrás. Outros ficariam a respirar em um silêncio a analépse vertiginosa.

Esclarecedor.
Muito bom.
Por alguma razão, fez-me bem respirar o teu alívio.

Hoje, vi uma sereia :)
Vou... trabalhar...
GRANDE NOITE! GRANDE DIA!

Semente disse...

Caros amigos Luiza e Vergílio,

Só hoje consegui regressar à serpente... então, só hoje agradeço as palavras que me deixaram a prpósito de uma seara e de um palco :)

Obrigada*

rmf disse...

De nada! :)

Beijos