O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Cântico Negro

É a força da poesia portuguesa!

"«Vem por aqui» - dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: «vem por aqui»!
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre a minha Mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Por que me repetis: «vem por aqui»?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis machados, ferramentas, e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátrias, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios.
Eu tenho a minha Loucura!
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe.
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: «vem por aqui»!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
- Sei que não vou por aí!"
José Régio, João Villaret

Ou nem isso saberei... para onde irei, irei pelos meus pés, e os meus pés apenas caminham.

"Serei tudo o que disserem
por inveja ou negação:
cabeçudo dromedário
fogueira de exibição
teorema corolário
poema de mão em mão
lãzudo publicitário
malabarista cabrão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!
Os que entendem como eu
as linhas com que me escrevo
reconhecem o que é meu
em tudo quanto lhes devo:
ternura como já disse
sempre que faço um poema;
saudade que se partisse
me alagaria de pena;
e também uma alegria
uma coragem serena
em renegada poesia
quando ela nos envenena.
Os que entendem como eu
a força que tem um verso
reconhecem o que é seu
quando lhes mostro o reverso:
De fome já não se fala
- é tão vulgar que nos cansa -
mas que dizer de uma bala
num esqueleto de criança?
Do frio não reza a história
- a morte é branda e letal -
mas que dizer da memória
de uma bomba de napalm?
E o resto que pode ser
o poema dia a dia?
- um bisturi a crescer
nas coxas de uma judia;
um filho que vai nascer
parido por asfixia?!
- Ah não me venham dizer
que é fonética a poesia!
Serei tudo o que disserem
por temor ou negação:
Demagogo mau profeta
falso médico ladrão
prostituta proxeneta
espoleta televisão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!"
Ary dos Santos

7 comentários:

Paulo Borges disse...

Força da poesia portuguesa ou força da poesia ou força da força!?...

Unknown disse...

certamente da Natureza! De todas, a primordial.

platero disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
platero disse...

fui aluno do Régio no Liceu de Portalegre/cidade....

eu nunca dei por que ele fosse mais do que o José Maria dos Reis Pereira das aulas do liceu,

ele nunca deu por que eu fosse mais do que um mau aluno da sua disciplina.

entendemo-nos, mesmo assim, às mil maravilhas, e não sei porquê era dos escolhidos para os grandes passeios que dávamos aos Domingos

Unknown disse...

Platero,
até parece que partilhamos um mesmo chão de poetas.

Anónimo disse...

É tão giro este blogue! Tem sempre comentários, dinâmica! As pessoas comentam-se umas às outras... Só por isso gosto.Parece que todos andam entusiasmados a dançar uns com os outros. Por vezes mascaram-se de monstro, utilizam pisos escorregadios e correntes de nevoeiro, pistolas de água a acertar mesmo nos olhos e línguas de sogra... Outras vezes andam mais calminhos e sorriem. Mas pelo menos tem contraste, vivacidade!Emergência de vida. Não é como alguns blogues que há por aí que são mesmo bonitos mas estão tão sozinhos! São talvez mais contemplativos e intimidam mais quem passa.

Unknown disse...

"Ora agora viras tu, ora agora viro eu, ora agora viras tu, viras tu mais eu. E vai de roda, e vai de roda, e vai de roda e troca o par. E vai de roda, e vai de roda, e vai de roda e toca a rodar. Água leva o regadinho, água leva o regador, e roda e toca, e toca e roda, e água leva a roda do regadinho que baila e torna a virar." :))