O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 6 de setembro de 2008

Agostinho da minha Alma

Apenas para relembrar alguém que ao conhecer, reconheci-me.

"A última -Mensagem-, a que nos abrirá plenamente as portas da glória que serão ao mesmo tempo para o mundo e para fora dele, que serão simultaneamente de tempo e de eternidade, de individual e de colectivo, de santidade estendendo-se na horizontalidade de todo o planeta e na total verticalidade de cada homem, e acabando assim com todas as falsas antinomias, pela sua duração na História, se tinham quase visto como inerentes à própria natureza da Humanidade e do mundo; a última revelação, essa virá de nós para nós mesmos, e ninguém dará por ela a não sermos nós."

"(...) o que ele -Jesus- dizia era bem simples: não que procurássemos fazer das crianças adultos à nossa imagem e semelhança, mas que nos procurássemos, nós adultos, modelar à imagem e semelhança das crianças."
Agostinho da Silva

5 comentários:

Unknown disse...

Do filme "Agostinho da Silva - Um Pensamento Vivo", perguntando, suponho, ao neto de Agostinho:
"A utopia de Agostinho, que estava certíssima, deve estar escrita em algum lugar, você tem?"
Dora Ferreira da Silva

A utopia de Agostinho é a única verdadeira escrita que há, é a própria Mãe-Terra em que vivemos, com a sua transformação constante, que, como a mesma poeta referiu, Agostinho não temia.
A Serra de Itatiaia é deveras sagrada, como todas as serras deste mundo, sendo especial essa por ser brasileira e haver sido habitada pelo terrenamente sagrado Agostinho. E o sagrado está nos olhos de quem vê. Quando escolhemos viver numa terra sagrada, assim ela é, pois o sagrado que vemos somos sempre nós a sê-lo.

Saravá Agostinho!

Unknown disse...

(o sagrado está nos olhos, como o especial que refiro! e sabendo-o, porque não deixar que os olhos digam o que o coração sente?) :)

Unknown disse...

E esta pode não agradar aos olhos não-sentimentais, perdão, por apenas me saber sentir.

Jamais me esqueço... de um brasileiro no filme sobre Agostinho da Silva, qualquer coisa como:
"O Sr. Agostinho tinha uma verdadeira vontade de ver este país livre, porque nós continuamos escravos, fomos escravos de Portugal durante X anos, e agora somos escravos da América do Norte vai se lá saber quantos anos."

Brasil... e como tu a Mãe-Terra, meu Brasil. Toda a humanidade, porque és tu a síntese de um mundo inteiro...
Brasil... sinto-te como o filho que ainda não tive... meu Brasil... minha Terra... Amai, brilhai, como eu não sei brilhar... sem te ver a ser a Flor do Sol da Terra.

Brasil, meu eterno amado. Choro por ti... a minha vida é Tua, o meu coração bate em Ti. Nasce de ti mesmo meu Povo de Amor!... Sois Toda a Minha Verdade. Tudo o que nunca conseguir ser vejo-o vivo em vós, tudo o que quero ser está em vós!...
O meu ser, a minha criança, a minha infância, a minha inocência, a minha pureza... encontrei-o em vós. Nada mais para mim há que a vossa imaculada alma, ela simboliza o Universo em que me sinto existir, ainda que adormecida.

Unknown disse...

Luz Bahiana...

Luz do Sol
Caetano Veloso

"Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver denovo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...

Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...

Reza, reza o rio
Córrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Roça a beira
A doura areia...

Marcha um homem
Sobre o chão
Leva no coração
Uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão
Da infinita beleza...

Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida..."

Unknown disse...

(verde novo, ou... ver de novo)