O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O supremo pensar é amar

O mundo físico é obra do metafísico amor, por isso, pensar, como fenómeno metafísico, também só pode acontecer amorosamente. Qualquer pensamento que aconteça fora deste contexto trai-se a si mesmo.
O pensamento humano só acontece para que se reconheça o Amor e a re-criação. Só? E que mais se pode querer? E se é só disso que ele é capaz, tudo o mais é com a natureza, e somo-la sem a pensar, por ser ela a matéria do nosso amor, esse mesmo que nos dilui o pensamento no sentimento, o sonho na realidade, a noite no dia, o tempo na eternidade.

O verdadeiro conceito humano nasce da concepção, a qual caminha para a perfeição...











A ciência Real é o Amor.

28 comentários:

Unknown disse...

Para o Paulo, o meu Muso de serviço. :) Com todo o meu Amor. ;)

Unknown disse...

E desculpem alguma coisa... por tanto amar esta nossa partilha... mesmo que por este meio.

Paulo Feitais disse...

:)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Feitais disse...

Voltando a uma conversa mais antiga, de hoje de manhã, a Bjork estranha-se, entranha-se, estranha-se mais ainda. Neste momento entranhou-se-me definitivamente:
http://br.youtube.com/watch?v=EjAoBKagWQA

Paulo Feitais disse...

Pensar=cuidar.
Penso-te=cuido de ti; cuido do teu ser como o Sagrado no Universo.
Esse o pensamento que me interessa. Fora com as Lógicas e as Metafísicas e as buscas dos porquês, dos em quês e dos para quês. Eu não gosto de argumentar (posso parecer também aqui contraditório), gosto de pensar, de cuidar, de me fazer ao mar com o sentido de me encontrar com o Ser na sua plenitude. :)

Unknown disse...

A Bjork é uma Mulher muito especial... as músicas é que nem sempre me chamam... problema meu.

Contraditório? Mas qual é o problema de se ser contraditório? A junção de duas ideias opostas? E depois? O que é o amor senão isso?
O que é tudo senão amor? O que é tudo senão contraditório? Quem não é contraditório está cortado ao meio. Não obrigada, sim, sou contraditória inteiramente, apaixonadamente. Que a vida me contradiga é o que não lhe peço, pois sei que ela não falha, não se importa em contradizer-se, ama-me, amo-a.

Paulo Feitais disse...

Também acho isso (em relação à Bjork, acho que a coisa funciona mesmo assim). O Amor não se escolhe, pode expandir-se, pode tornar-se cada vez mais abrangente, mas nasce duma centelha que é acesa por uma mão que desconhecemos. E quando a chama surge, tudo arde. Dentro e fora de nós.
:)

Paulo Feitais disse...

É o Universo inteiro que se ilumina.

E agora vou passear com as Musas pelos jardins secretos de Morfeu.
Despeço-me com uma música interpretada pelos Queen. Faz parte do reportório dos Scorpions, mas esta versão arrepia-me, o vocalista mercuriano deixou um ratro de luz atrás de si. ;)

http://br.youtube.com/watch?v=QtqADo-D3mQ

Unknown disse...

Paulo, vê lá se encontras contradição no retrato do Quintana:


"- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta.

O estilo é uma dificuldade de expressão."
Mário Quintana

Adorei quando vi...

Unknown disse...

Bons sonhos, enrolado não a Mercúrio, mas a Vénus. ;)

Paulo Feitais disse...

Sim.
Eu revejo-me nesse retrato.
Quer seja louco ou poeta.
:)

Unknown disse...

A música é muito bonita. ;)

Paulo Feitais disse...

Eh, eh, Vénus, o planeta de Gémeos, tenho-o bem próximo de Mercúrio, por isso não posso banhar o meu sono num sem mergulhar no outro.
;)
Fica bem!

Unknown disse...

sabia é que era de Touro e Balança... na sê.

Paulo Feitais disse...

Referia-me a Mercúrio. ;) O meu mapa é um estrambelho. ;) Agora vou. ;)

Unknown disse...

Não fui eu que escrevi mas podia... :)

"Bicho homem tem que cantar
Como canta o sabiá
Bicho homem tem que cantar
Na luz da lua, na luz do sol
Todo o canto tem o poder
De unir e nos revelar
Todo o canto é um farol

Acende a paixão que há
No fundo de cada um
Ilumina o passarinho que o homem
Tem interior

Todo canto sempre será
O contrário da solidão
Todo homem quer ser parceiro
Quer festejar
Cantar, cantar e cantar

O meu canto sempre vai ser
Minha vida, o que eu sou
O meu canto chuta o traseiro do ditador
O meu canto sempre vai ser
Minha vida, o que eu sou
Minha dor, minha alegria e meu amor

Meu canto há de chamar
Para a festa para o sol
O meu canto quer ser menino
Quer ser palhaço
Quer ser brasil

O meu canto quer alegrar
Quer brincar e se divertir
Não é sério e nem é triste
Só é um canto e cantar é preciso"
Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant

Unknown disse...

esta vem mesmo a calhar...

O último romântico

"Faltava abandonar a velha escola
Tomar o mundo feito coca-cola
Fazer da minha vida sempre o meu passeio público
E ao mesmo tempo fazer dela o meu caminho só, único

Talvez eu seja o último romântico
Dos litorais desse Oceano Atlântico
Só falta reunir a zona norte à zona sul
Iluminar a vida... (com a estrela do azul!)"

Lulu Santos

luizaDunas disse...

O Vesica Pisces, dois círculos que se sobrepõem criando uma zona de equilíbrio perfeito, é um símbolo de equilíbrio entre duas polaridades complementares, que eu chamo de zona de Síntese, de Transcendência, de Beleza, de Aqui e Agora. De Amor.

Unknown disse...

:) ah não sabia... vesica é o quê mesmo, Luiza?

Unknown disse...

eu o que vejo logo é o oito deitado e a Ilha dos Amores no centro, a Lua e o Sol perfeitamente conjuntos.

Unknown disse...

A Atlântida...

luizaDunas disse...

Anita,

A primeira vez que li sobre a Vesica Piscis foi num contexto de Geometria Sagrada, mas o que o símbolo me sugere é o olhar que me devolve.

Unknown disse...

Para mim é o Ventre da Rainha do Mar. ;)

Unknown disse...

onde passou a estar também o amado.*

Unknown disse...

(como -diferentemente- iguais)

Anónimo disse...

magnifico!

Unknown disse...

A Vida é que é magnífica. ;)