O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Astronomia essencial: somos o sonho da Lua como Sol, de Deus como Homem

Ao pôr-do-sol
Eterna cópula
Se junta a Lua
Mãe oculta

A sublime aurora
Traz-nos a glória
Do filho inocente
Descoberto sorridente


















"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive"
Ricardo Reis

A outra
face da lua
não está oculta,
está aqui.
O que não vemos
é o que agora
vivemos,
o que o Homem ignora
é aquele que o sonha.
No lado escuro da Lua
está o menino que dorme
e deseja que o mundo
brinque ao amor...
acorde!

4 comentários:

Unknown disse...

Âmbar do CD da minha alma: Imitação da Vida de Maria Bethânia
"Tá tudo aceso em mim
Tá tudo assim tão claro
Tá tudo brilhando em mim
Tudo ligado
Como se eu fosse um morro iluminado
Por um âmbar elétrico
Que vazasse dos prédios
E banhasse a Lagoa até São Conrado
E ganhasse as Canoas
Aqui do outro lado
Tudo plugado
Tudo me ardendo
Tá tudo assim queimando em mim
Como salva de fogos
Desde que sim eu vim
Morar nos seus olhos"
Adriana Calcanhotto

"Eu quero um colo, um berço, um braço quente em torno ao meu pescoço, uma voz que cante baixo e pareça querer me fazer chorar. Eu quero um calor no inverno, um extravio morno de minha consciência e depois sem som, um sonho calmo, um espaço enorme, como a lua rodando entre as estrelas..."
Bernardo Soares

Unknown disse...

Sou o Sol, estou a Lua, apenas quando a Lua se juntar ao Sol, estarei a ser o que sou.
A Distância do Mar:
A distância que separa o pensamento do Homem de si mesmo e da realidade é a mesma que separa a Lua do Sol. O mar é o que existe entre os Dois, por isso, só a partir do fluido sentimento o ser humano é capaz de os ligar.

Unknown disse...

(Sol e Lua reflectem fenómenos interiores à Terra)

Unknown disse...

Agora entendi o que nos canta a Manuela dos Clã: "O teu mundo está tão perto do meu,
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu."