O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 19 de agosto de 2008

Anjos e Rosas

Para o Paulo Feitais que tem com este e outros anjos uma (re) ligação especial.
Para o Platero que tão bem sabe cuidar do seu jardim.

Anda um anjo no meu sonho de mim, em puro cobre
Ensina-me a dormir e a conhecer os caminhos do vento
Tem as asas forradas de ouro velho e chora, o pobre!
Por ter comigo um pacto que dura mais que o tempo.

O Amor que me tem não tem ouvido o sino e a voz
Anda calado o anjo de cobre e rendas de bordar
Em cima da toalha a rosa secou no deserto a sós
A perseguir, mudo, a flor que mesmo seca há-de brotar

Que areias do deserto, ilhas do sul e cumes de montanha
Não sobrevoamos nós, tristes aves em voos de saudade!
Cinzas que a tarde colhe, pó, jornais, pedaços de lenha

Para o fogo que um dia havemos de habitar. Enfim, nós dois,
O anjo e eu, assim desentendidos trocamos receitas e olhares
Para que a névoa teça em fios finos a luz dos seus colares.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lindo, Saudades do Futuro!

Gostei muito.

Semente disse...

Oh Saudades!

Fico com os olhos a brilhar, com estrelinhas*
Esse teu anjo és mesmo tu!

Acredito que os anjos existem em nossas vidas, sim.

platero disse...

o meu jardim, nem tão bonito nem cuidado quanto eu possa fazer imaginar, é, antes do mais, efémero.

o teu, desde que o conheço é cada vez mais pujante e sugestivo.E mais resistente a picos de calor e ameaças metafóricas de outonos

beijo

Paulo Feitais disse...

Saudades! Há primaveras que nos esmagam.
Que belo o teu poema e o anjo que nele se mostra.
E que bem que o anjo se sentirá no jardim do Platero!
:)

A poesia, sempre a poesia e nada mais que a poesia (que para mim é Tudo, o Tudo, e tudo o mais).
:)