O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Pontos Luminosos



Pontos Luminosos


No silêncio basta um sopro e todo o tempo estremece
como se afasta cantando mais para dentro
a própria noite

Guardei para ti relâmpagos inúteis
prata feita de medidas vagas
e inclinada superfície implacável
cordas e alçapões

Do ponto mais alto do céu a 56 milhões de quilómetros
um dia me dirás
«desde a idade do gelo nunca estivemos tão próximos»


José Tolentino Mendonça, A Estrada Branca


Há coisas mesmo bonitas de se lerem.
Por isso, partilho este amor de estrelas e de noite transcrito.

5 comentários:

Paulo Feitais disse...

Caramba! Se todos os cantos e Sereia fossem assim... :)

Paulo Feitais disse...

E estou cada vez mais deslumbrado com as fotografias... Será que temos uma sereia Fotógrafa? Será que ela sabe que há aí, na Fotografia, um caminho para o Céu? E saberá ela já que, nesse caso, o segredo não está no equipamento, como erradamente pensam os que não são amadores, mas na equipagem? ;)

Anónimo disse...

E será que a Sereia sabe que ninguém neste blogue bate bem da bola!?... Isso mesmo, filha, somos todos malucos!... Pira-te enquanto é tempo!...

Semente disse...

Olá olá,

Na verdade, a fotografia é uma das minhas paixões... de Sereia*

Adoro fotografar! Gosto da imagem fotográfica, mais do que a do cinema ou da televisão.
Tenho que fazer uma confissão, já que estamos numa de maluquices... Não gasto um tostão com cinema, vejo televisão cerca de 2 a 3 horas por semana...

Mas AMO a fotografia. Gosto de tudo o que é imagem. Não só das imagens que vejo e consigo agarrar em um instante, mas também das imagens de outros como eu, que as agarram.

Obrigada, Paulo.
Obrigada, Serpente amalucada.

Paulo Feitais disse...

Pois é, "pequena Sereia"! Não sou o único maluco no mundo.
Mas não te esqueças que o cinema, o "autêntico" é a fotografia em estado de Graça. E não precisas de gastar dinheiro. Se quiseres, quando quiseres, os meus dvds estão à tua inteira disposição.
Cada filme do Hitchcock é um curso muito avançado de fotografia. Mesmo aqueles filmes totalmente rodados em estúdio como "A corda". O "Vertigo" é algo sem par no que respeita à fotografia. É claro que para a malta nova a coisa é capaz de ser diferente, mas eu sempre me recusei a deixar de ser um puto (os leitores brasileiros cuidado com a interpretação disto que escrevo) e deliro com tudo isso. E há muito mais, até o Tarantino, os killesbilles são espectaculares do ponto de vista fotográfico (não te estou a falar como budista, claro).
Até o "Mr. Bean em Férias" é soberbo do ponto de vista fotográfico (e não me critiquem porque nas minhas aulas de estética até uso o Quim Barreiros).
E depois há a pintura, os impressionistas são soberbos mestres de fotografia. E para não acabar com o cinema, o meu realizador preferido (o Clint Eastwood está acima de todos os outros, por isso não o "classifico", basta ver as "bandeiras" e as "Cartas" e tudo o mais) é Wong Kar-Wai, e o "meu" filme é o "Disponível para Amar". Aí a fotografia é muito mais que deslumbrante e todo o filme é uma coreografia alucinante. Mas desculpa. Enfim... Vai mostrando o teu olhar. Tens-me fã. ;)