O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 10 de julho de 2008

CALOR


o homem disse
a propósito de Mercado
ser a situação actual
bastante introgessiva

nem o homem sabe
seguramente o que dizia
nem eu sei
nem nunca saberei
o que é
introgressivo

a palavra contudo
me parece clara
e me agrada
e a sinto perfeitamente adaptada
ao tempo que faz hoje:
mais de quarenta graus de temperatura
o sol a reluzir no céu
como no guiador cromado
de qualquer
nossa primeira bicicleta

os pássaros calaram-se nos galhos
sombreados dos freixos e dos choupos
nas oliveiras cinzentas
nem as cigarras cantam
como se o calor
lhes tivesse impiedosamente
derretido as asas

procuro nos poetas gregos:
Arquílogo de Paros
Ìbico de Régio
em Safos natural de Lesbos
a palavra exacta
que defina
este insuportável
desarranjo meteorológico

posso associá-lo
vagamente a Vulcano
ou à fusão do átomo
ao efeito de estufa
nada porém que me diga tanto
como o insuspeitado introgressivo
do homem
a propósito de
Mercado

sendo que
não poder sair à Rua
é um estado
indiscutívelmente introgressivo
não me resta outra saida
que não seja:
despir a alma
e pendurá-la num cabide
onde corra
um mínimo de aragem

e deixá-la assim a abanar
inflada como vela de pequeno barco
T-shirt de Ulisses
que o conduzisse
de regresso
a Ítaca

é penosa
a estação e tudo
esmorece com o calor
disse Alceu de Mitilene
há pelo menos
dois mil
e setecentos anos

isto
pelo facto simples
de não ter sido ainda
a propósito de Mercado
criado o inefável
vocábulo
INTRO
GRESSIVO

5 comentários:

Laulau disse...

Gostei. Fiquei com alma também pendurada em Platero

platero disse...

estou à beirinha de abandonar Serpente Emplumada

sinto-me um herege que blasfema aos berros num templo cheio de crentes

não me sinto no direito de perturbar a paz de quem medita

Paulo Borges disse...

Caro Amigo, por mim agradeço que seja herege, blasfeme e berre à vontade e o mais possível. Este blogue serve para isso mesmo, embora esteja numa fase em que parece predominar uma outra sensibilidade. Mas isso só depende de quem publica. Tenho apreciado os seus poemas, embora me falte tempo para os comentar e a muitas outras coisas aqui publicadas.

platero disse...

caro Paulo Borges

grato pelo empurrão. não o de ao bêbedo em direcção à porta da Taberna,
o que é dado ao ciclista exausto nos últimos metros da subida da Senhora da Graça

Anónimo disse...

Platero,

Então, amigo?? Só agora vi o teu comentário...
Os teus textos carregadinhos de humor corrosivo, a tua heresia e a tua blasfémia fazem falta a este ar que respiramos. Já cá estás, proveita-o, se te agradar, claro.
Blasfema e berra à vontade, como diz o Paulo. Este espaço parece ser um bom lugar para tudo acontecer. Tens cá alguns amigos, e depois, tu és um anjo, sabes disso, não sabes?

Abraço forte