O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 24 de fevereiro de 2008

Os momentos mais felizes

Os meus momentos mais felizes são aqueles em que me sinto nada ... Em que sinto que não sou o meu corpo, não sou a minha personalidade, não sou os meus sucessos, não sou os meus fracassos, não sou as minhas posses, não sou aquilo que eu não possuo, não sou as minhas alegrias, as minhas tristezas, as minhas raivas, os meus entusiasmos, os meus traumas ou os meus momentos de serenidade ou de tédio, não sou os meus amores nem desamores, não sou o meu passado, não sou o meu futuro, não sou o meu presente.


Nesses momentos sinto-me infinitamente livre e completa.


E não desejo nada mais do que anular-me por completo para que possa plenamente fruir do que existe á minha volta.


2 comentários:

João Beato disse...

É isso mesmo, quanto mais Nada, mais Tudo! :)

Luar Azul disse...

Na minha experiência não precisas de te anular, porque nunca exististe. A mera constatação de que não somos não exige qualquer esforço, é simplesmente aceitar o óbvio :)